14.jpg

ECO ESCOLA TEATRAL

          O grupo Eco Teatral sempre teve como uma das suas características a formação técnica dos atores e atrizes que passaram pelo grupo, desde 2012, o ano em que o grupo foi criado, estamos envolvidos numa pesquisa connua de desenvolvimento de exercícios cênicos ao auxilio interpretativo. Seja ela no âmbito referencial, promovendo encontros e discussões a respeito de livros, filmes, peças de teatro e artistas plásticos, seja na parte corporal ou vocal. Esse tríptico foi o que formou nossa ideia de desenvolvimento de um corpo cênico. Passados então nove anos de estudos e todos os desdobramentos que o atual contexto pandêmico implica, como fechamento dos teatros e a interrupção dos processos criativos presenciais e coletivos, tivemos uma oportunidade única para por em prática um antigo desejo, expandir nossa pesquisa para além do grupo, na forma de uma escola de teatro.

DO GRUPO A ESCOLA

A ESCOLA

60.png

          A Eco Escola Teatral nasce com o intuito de responder a uma difícil questão “Como solucionar o impasse da multiplicidade do(a) intérprete contemporâneo sem esfacelar a formação básica do ator/atriz dramático?”. Essa é uma questão que daqui por diante todas as escolas de teatro irão se deparar em algum momento e, obrigatoriamente, se reinventar. A nossa resposta, não poderia ser excludente, posto que somos artistas contemporâneos com vontades múltiplas e até mesmo contraditórias, logo teria que necessariamente ser combinatória, selecionando e somando o melhor de cada opção. Justamente pensando nisso chegamos ao protótipo da nossa grade curricular que abrange não só o que poderíamos nomear de formação básica, constituído por corpo, voz e história do teatro, mas também aulas de dança, dramaturgia, estética e teoria teatral, manipulação de marionetes e objetos, máscaras, performatividades, musicalização, entre outras tantas.

O CURSO DE FORMAÇÃO

pexels-mont-photographs-2948636.jpg

          o curso de formação técnica acontece de segunda a sexta das 18h50 às 23h10 (com intervalo de 20 minutos) na sede do grupo Eco Teatral, e tem duração total de três anos. A cada semestre a grade curricular e os professores mudam, e no último semestre será realizada a montagem de um espetáculo inédito sob a direção de um(a) artista convidado(a), seguindo em cartaz por um mês no teatro da escola. Atualmente o curso dispõe de apenas 20 vagas, sendo dois bolsistas. Ao término do curso o(a) aluno(a) terá cursado 23 matérias diferentes contabilizando mais de 2400 horas de aula, recebendo o diploma de formação e o DRT.

 

          Atualmente o ponto de vista do ensino formal, onde o aluno(a) se sente obrigado a estudar, faz cada vez menos sentido na sociedade que desejamos. A rotina de estudos deve ser sobretudo um estímulo para o artista em formação a pensar a sociedade contemporânea e ampará-lo nas suas futuras criações. Todas as matérias que fazem parte da grade curricular estão sincronizadas nesse intuito, são um meio para promover o debate em sala de aula, ora em formato de rodas de conversa, mas, sobretudo, se dando na prática dentro do tablado.

 

          Além do material de estudo sugerido por cada professor, toda semana a escola disponibilizará um link com três vídeos diferentes: filmes, documentários, peças de teatro e dança... Esse material aparece com o nome de “Indicações Semanais” e contribuirá para o referencial da matéria intitulada “Referências teatrais e procedimentos cênicos” situada no 3º semestre.

GRADE CURRICULAR

 

PROFESSORES (AS)

 
  • Antonio Rogerio Toscano
  • Rafaela Sahyoun.png
  • Bruno Cavalcanti.jpg
  • Angela Ribeiro.jpg
  • Gabriel Bodstein.png
  • Camila Ferrazzano.jpg
  • Thiago Franco Balieiro

EQUIPE

  • Thiago Franco Balieiro

    DIRETOR

  • Eduarda Kortmann.jpg

    COORDENADORA ADMINISTRATIVA

VALOR E BOLSAS

pexels-michelle-guimarães-4527381.jpg

          Trabalhar com os melhores profissionais ou com as pessoas que mais se destacam em sua área por sua excelência, implica em pagar a todos de forma justa. E o justo aqui se aplica a todos que estão envolvidos nesse projeto, aos professores e funcionários da escola, mas também um valor justo cobrado dos alunos e alunas. Dentro do valor final que chegamos também estão inclusos a manutenção do acervo de vídeos dos filmes e peças raras de teatro que serão disponibilizadas em forma de indicações semanais ao longo dos três anos de formação, e livros que serão dados para os alunos(as) a cada semestre. Por fim, a escola disponibilizará duas bolsas integrais para um aluno e uma aluna negros em condição de vulnerabilidade financeira, correspondendo a 10% das vagas disponibilizadas. Esses R$1200,00 mensais dão acesso ao aluno(a) não só ao curso de formação, mas também à uma vaga em todos os cursos de férias que serão realizados por artistas convidados nos meses de julho e janeiro a cada ano.

42.jpg

          Ao que tudo indica, até o início das aulas deveremos ter algo em torno de 4 a 6 milhões de pessoas vacinadas no Estado de São Paulo. Cálculo feito levando em consideração o ritmo da vacinação no estado pelo vacinômetro e a confirmação da compra dos insumos vindos da China para os próximos dias. Isso significa que toda a população de risco do estado estará vacinada, caindo drasticamente o número de mortes pela Covid-19. 

Procedimentos na escola:

 

- Antes de cada aula todo o espaço será higienizado com higienizadores a base de álcool 70º INPM.

 

- Ao chegar à escola todos devem higienizar as mãos com álcool 70º INPM disponível na entrada da escola e trocar suas máscaras por outra ainda não utilizada naquele dia e limpa. 

- Paras as aulas práticas, além de uma segunda máscara, todos devem levar roupas limpas ainda não utilizadas após a lavagem.

*Mais informações sobre a redução do risco de contaminação ao usar a máscara aqui.

PROTOCOLO COVID-19

INSCRIÇÕES

ECO_1a.JAM-17.jpg

          Para fazer sua inscrição basta clicar aqui e nos mandar uma mensagem com o título “Eco Escola Teatral - 1º Turma”. Na mensagem basta colocar “Agendamento de teste e nome. Após a sua mensagem enviaremos um e-mail agendando uma conversa on-line via Zoom entre os dias 08 e 26 de março. O resultado será divulgado nas nossas mídias sociais no dia 27/03. Os selecionados(as) receberão um e-mail com mais informações para se prepararem para o início das aulas. Boa sorte!

© 2012 by Eco Teatral