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FERDINANDO MARTINS

ESTÉTICA E TEORIA TEATRAL

           O objetivo da disciplina é apresentar as principais vertentes da Teoria Teatral e exercitar a análise e a crítica de espetáculos teatrais para que os participantes possam fazer a passagem da opinião ao argumento fundamentado e expresso na produção de textos ou outros materiais. Dessa forma, os aportes teóricos visam instrumentalizar o debate e a apreciação de obras teatrais. Paralelamente, essas atividades fornecem subsídios para a elaboração de projetos culturais, artísticos e de pesquisa, de diferentes naturezas, aliando, dessa forma, teoria e prática para a compreensão mais ampla do acontecimento teatral. Ao longo do semestre, serão tratados elementos da Filosofia do Teatro, dos Estudos da Performance, da Estética e da Crítica de Teatro, além de reflexões produzidas por artistas da cena sobre suas poéticas e processos de criação e contribuições advindas do pensamento decolonial, da teoria queer e dos estudos de gênero. Os conceitos de teatralidade e performatividade serão norteadores das discussões, cuja base teórica concentra-se em obras de Bertold Brecht, Erwin Piscator, Antonin Artaud, Marvin Carlson, Jorge Dubatti, Josette Féral, Ileana Dieguez, Richard Schechner e Diana Taylor.

SOBRE FERDINANDO

 

            Jornalista, sociólogo e crítico de arte. Professor Doutor do Departamento de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professor, pesquisador e orientador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP. Jurado do Prêmio Shell de Teatro e do Prêmio Bibi Ferreira. É membro e jurado da Associação Paulista dos Críticos de Arte. Líder da linha Estudos da performance e processos de subjetivação do Grupo de Pesquisa Alteridade, subjetividades, estudos de gênero e performances nas Comunicações e Artes. Foi professor visitante no Hemispheric Institute for Performance and Politics/Universidade de Nova York (2019). Foi diretor (2014-2018) e vice-diretor (2010-2014) do Teatro da USP, TUS. Foi coordenador geral e curador da Bienal Internacional de Teatro da USP (2012-2018). Foi coordenador do Programa USP Diversidade/Núcleo de Diretos da PRCEU (2011-2015). Foi coordenador do Convênio de Cooperação Cultural entre a USP e a Universidade Nacional Autônoma do México (2012-2015). Possui mestrado (1998) e doutorado (2004) em Sociologia pela USP. Desenvolve pesquisas nas áreas de História das Artes Cênicas, Teorias do Teatro, Filosofia do Teatro, Teatro Brasileiro, Estudos da Performance, Teoria Queer, Gênero; Psicanálise; Subjetividades, Produção Cultural.

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